quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Minuto Cinema #5

Hello, pessoas :)

Depois do feriadão merecido, volto pra lhes falar de uma dica de filme de ficção-científica pra começar bem a semana:


Lunar (Moon, 2009 - Sony Pictures Classics)

Lançado diretamente em home video no Brasil, em 2009, o filme conta a história de Sam Bell, um astronauta que cumpre uma missão de três anos na Lua, em uma base instalada pela Lunar Industries que extrai do solo hélio e envia regularmente à Terra. Sam tem apenas a companhia do computador GERTY e está ansioso para completar o trabalho, o que ocorrerá dentro de duas semanas, quando um novo funcionário virá substituí-lo. Só que, repentinamente, Sam começa a delirar e sofre um acidente, fazendo-o descobrir que existe um clone seu na base onde trabalha, e é ai onde começam os problemas.

Como o filme é praticamente um monólogo, temos Sam Rockwell como Sam Bell (ele fez o dono das Industrias Hammer no Iron Man II) e Kevin Spacey como a voz de GERTY, seu computador.

Sou extremamente suspeita para falar do Sam Rockwell, porque acho ele um ótimo ator, além de sempre fazer papéis excêntricos, com toques de humor excelentes, mas nesse filme, bem mais dramático, ele demonstra toda a sua capacidade para interpretar uma pessoa solitária, confusa, beirando a paranóia, sem parecer forçado.
GERTY, apesar de ser uma máquina com I.A. (inteligência artificial), sem a possibilidade de demonstrar sentimentos, faz quem assiste, ao mesmo tempo odiá-lo e amá-lo.
A fotografia do filme, nas raras vezes em que o protagonista deixa a base, é ótima, e mostra bem o que seria a Lua, e toda sua imensidão, elevando ainda mais o quesito solidão da personagem.
O filme, como já havia dito, quase um monólogo, e com o surgimento do clone do protagonista, em muitas vezes, fica confuso e sem sentido, mas os porquês que aparecem são bem mais intrigantes e conseguem prender o telespectador.

Não consegui o trailer legendado, mas já da pra ter uma leve noção:



Conclusão final: um filme confuso, mas intrigante.
Vale o ingresso/aluguel/download: sim, ótimo para aquele dia chuvoso sem nada pra fazer :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

. Comentários preconceituosos, racistas ou Spans/propagandas serão excluídos